18 novembro, 2016

A eletricidade oferece riscos e todo cuidado é pouco

Os riscos da eletricidade

Hoje rendo a minha preocupação com os riscos que a eletricidade impõe as nossas vidas. Quando garoto, lembro de um caso ocorrido em meu bairro em Duque de Caxias: “Uma criança foi eletrocutada ao tocar na tomada de um ventilador que estava ligado a rede elétrica.” Hoje no exercício de meu oficio como pedagogo, técnico em edificações, ambientalista e professor, tenho a obrigação de alertar a sociedade sobre tais riscos, e também abrir o diálogo com profissionais que trabalham expostos aos riscos da eletricidade. Para esses profissionais, inclusive o Ministério do Trabalho obriga ao curso de NR 10 – Norma Regulamentadora 10, sendo imprescindível anexar a certificação do treinamento a ficha do funcionário para o exercício da sua profissão.

A eletricidade permite que possamos realizar de forma mais eficiente diversas atividades, pondo ao nosso dispor vários equipamentos que nos auxiliam em diversas tarefas profissionais. Infelizmente, esta tecnologia não está livre de acidentes, sendo por isso importante tomar medidas preventivas para reduzir os riscos.


As conseqüências dos acidentes com eletricidade:

  • A nível humano: Os acidentes provocam lesões às pessoas envolvidas nos acidentes, podendo levar à morte dos envolvidos.
  • Ao nível material: Os acidentes podem deixar os equipamentos elétricos inutilizáveis, mas também causar incêndios que aumentam, e muito, os danos materiais.


As principais causas dos acidentes de trabalho com electricidade:

A negligência é a principal causa dos acidentes de trabalho que envolvem electricidade. Os acidentes mais comuns verificam-se devido a razões tão simples como:
  • Utilização incorreta de equipamentos devido à falta de formação ou cuidado.
  • Utilização de equipamentos em tarefas para as quais não estão adequadas.
  • Utilização de equipamentos danificados.
  • Trabalhar perto de equipamentos que se pensa estarem desligados mas que não estão.
  • Incorreta utilização dos equipamentos de proteção individual

     O Instituto Evandro Brasil oferece curso da Norma Regulamentadora 10, com carga horária e programa atendendo ao disposto pelo Ministério do Trabalho e Emprego, esse treinamento é teórico e prático, pode ser para atender a necessidade de um grupo ou individual, os treinamentos podem ser realizados em nossa unidade, nas empresas, ou nos canteiros de obra.

Mais informações sobre nossos cursos e treinamentos podem ser obtidos através do telefone 4128-2253, ou na sede do Instituto Evandro Brasil, na Rua Barão Triunfo, 35, Centro, Duque de Caxias, RJ. Nosso e-mail: institutoevandrobrasil@hotmail.com.


Fonte: segurança on line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário