Código de Ética

INSTITUTO EVANDROBRASIL
 


Quem Somos

O Instituto Evandro Brasil é resultado do esforço e da dedicação de profissionais de diversas áreas que unidos em torno da pedagogia, comprometidos com a capacitação profissional por meio da transferência de conhecimentos técnicos, de valores e procedimentos que proporcione a formação de jovens e adultos para o competitivo mercado de trabalho. Inicialmente nosso Instituto foi elaborado no seio da ONG Promover Brasil.

 

 Código de Ética e Conduta Profissional

1.     Toda pessoa solidaria é um voluntário em potencial.
2.     A filantropia é o exercício da cidadania pela pratica do voluntariado, são indispensáveis para transformação da realidade social.
3.     O voluntário organizado é a base do desenvolvimento do ``Terceiro Setor ´´.
4.     Todo o trabalho voluntário traz retorno para comunidade e para as pessoas que o realizam.
5.     A prática do principio subsidiariedade é indispensável a autonomia das comunidades para seu desenvolvimento.
6.     O Desenvolvimento sustentado é alcançado pela interação entre o sistema econômico, social e ambiental.

No exercício da governança a ONG Promover Brasil compromete-se:
- Registrar seus relatórios e balanços do modo correto, consistente e exato e disponibilizar seus livros com inteira transparência a auditoria interna e externa.
- Produzir relatório anual explicitando as ações promoção e desenvolvimento social.
 - Conduzir seus negócios com transparência e integridade, cultivando a credibilidade  junto a seus mantedores, patrocinadores, parceiros colaboradores,voluntários fornecedores, comunidade e sociedade em geral.
- Promover negociações honestas e justas, sem auferir vantagens indevidas por meio de manipulação, uso de informação privilegiada e outros artifícios dessa natureza. 

Na relação com seus colaboradores e voluntários a Promover Brasil compromete - se:
- Assegurar que nenhum colaborador ou voluntario receba tratamento discriminatório  em conseqüência  de sua raça, cor de pele, origem étnica, nacionalidade, posição social, religião, gênero, orientação sexual, condição física, mental ou psíquica, convicção política, idade ou qualquer outro fator de diferenciação individual.
- Assegurar a disponibilidade e transparência  das informações aos departamentos que diz respeito, que afetam os colaboradores, preservando o direito de privacidade no manejo de informações medicas, funcionais e pessoais a ele pertinentes.
- Respeitar as diversidades e combater todas as formas de preconceito e discriminação.

Nas relações com seus colaboradores e voluntários, a ONG Promover Brasil, espera que cada indivíduo comprometa-se:
1. Cumprir com máximo empenho, qualidade técnica e assiduidade  as obrigações  do seu contrato de adesão ou trabalho.
2. Não obter vantagem indevidas decorrentes de função ou cargo que ocupam na ONG Promover Brasil.
3. Agir de forma honesta, justa, digna, cortês, com disponibilidade e atenção a todas as pessoas com as quais se relacionam.
4. Não praticar e nem se submeter a atos de preconceito, discriminação, ameaça, chantagem, falso testemunho, assedio moral, assedio sexual ou qualquer outro ato contrário aos princípios e compromisso desse Código de Ética.
5.Utilizar adequadamente os canais internos para manifestar opiniões, sugestões, reclamações, criticas e denuncias, engajando – se na melhoria continua dos processos e procedimento da ONG Promover Brasil.
6. Respeitar a propriedade intelectual.
7.Comunicar aos seus superiores hierárquicos qualquer situação que configure aparentemente ou potencial conflito de interesses.
8.Respeitar o sigilo profissional, exceto quando autorizado ou exigido por lei.
9. Guardar sigilo das informações estratégicas  e das relativas a atos ou fatos relevantes ainda não divulgados, as quais tenham tido acesso, bem como zelar para que os outros também   o focam.
10. Assegurar o uso adequado do patrimônio material e imaterial da ONG Promover Brasil.


Nas relações com fornecedores e prestadores de serviços, a ONG Promover Brasil compromete – se:
- Selecionar e contratar fornecedores e prestadores de serviços, se for o caso, baseando–se em critérios legais, técnicos, humanos e conceituais, e exigir um perfil ético em suas praticas de gestão e de responsabilidade social, recusando – se  a práticas de concorrência desleal.


Na relação com a sociedade, a ONG Promover Brasil, compromete – se á:
- Promover iniciativa de voluntários com objetivos de mobilizar e potencializar os recursos e competências de forma sistêmica, em beneficio da comunidade.
- Participar da elaboração de projetos em conjunto com a instituições locais.
Ex: Descontos em curso, ajudar na melhoria de cultura locais.
Exercer a influência social em todos os meios.
Ex: Homenagem a datas que beneficie a população, comunidade, como o dia do livro, o dia da mulher,etc..