01 fevereiro, 2013

Atenção concurseiros de plantão, entenda as bancas organizadoras de concursos


As grandes oportunidades oferecidas aos servidores do serviço público no Brasil, faz com que a cada dia seja maior o numero de pessoas, de todas as idades, que buscam essa modalidade laboral. Porém, participar de um concurso público, exige muito estudo, disciplina e dedicação. E para evitar surpresas no momento da prova é salutar que o candidato conheça a banca examinadora e a forma de elaboração das provas.
As bancas diferem entre si, umas têm uma maneira mais longa de apresentar os seus enunciados, outras preferem questões com certo e errado. Conhecer a banca facilita o entendimento e a adequação do exercício proposto.
Em concurso todo o cuidado é pouco
Além de conhecer o estilo da formulação das perguntas, conhecer a banca, o faz entender a tendência de nível de dificuldade ajudando ao candidato a prever o que lhe espera no dia do exame. Isso ajuda também, com o fator ansiedade.
Entre as bancas mais rígidas destacamos a Cespe e a Esaf; Entre as moderados destacamos as FCC e Vunesp. No que diz respeito a análise a Fundação Carlos Chagas é uma das mais temidas em todo o país, principalmente na avaliação da língua portuguesa.
O candidato deve ler atentamente o edital e anotar os tópicos que serão cobrados pela banca examinadora. Resolver questões anteriores da banca em outros concursos similares é um caminho que pode trazer bons resultados. Em concursos costumamos afirmar que se aprende com os erros.
Portanto, estude as características da banca, e o conteúdo de cada disciplina, faça provas anteriores e simulados. Dessa forma, você ficará familiarizado com o estilo de cobrança e poderá prever como o conteúdo estudado poderá ser cobrado na prova.
Conhecendo as características da banca, o candidato evita surpresas e acelera a resolução das questões.

INSTITUTO EVANDROBRASIL
Rua Barão do Triunfo, 35, Centro, Duque de Caxias
Tel. 4128-2253 e 3902-1481

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

Você já parou para pensar no impacto ambiental da morte?

Foto de Arquivo: procedimentos da tanatopraxia realizados por um profissional  Informação:  Muitas vezes falamos sobre sustentabilidade na v...