22 novembro, 2011

APRENDER UMA NOVA PROFISSÃO PODE MUDAR A SUA VIDA PARA MELHOR. EXPERIMENTE!

CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM DIVERSAS ÁREAS COM DESCONTOS ESPECIAIS E MATERIAL DIDÁTICO GRÁTIS

O INSTITUTO EVANDROBRASIL está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes em diversas áreas, são cursos livres de educação continuada amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O método de ensino adotado é o semipresencial, os alunos participam de uma aula por semana de duas horas de duração e dão continuidade aos seus estudos em casa, cumprindo atividades sob as orientações de nossos instrutores.
Os alunos que apresentam bom desempenho podem participar do nosso programa de estágio e/ou serem encaminhados para o mercado de trabalho por meio de parceria com a ABRP (Agência Brasileira de Recolocação Profissional), com a Agência D'almeida Care e com  Cooperativa Service Quality.

OS CURSOS DISPONÍVEIS ATUALMENTE SÃO:
Cuidador de Idosos
Mutirão de saúde preventiva é uma das
atividades das jornadas técnicas.
Profissão recém regulamentada, este cursos qualifica o aluno a cuidar de pessoas com idades igual ou superior a 60 anos. Segundo o Ministério do Trabalho podem participar deste curso, pessoas que tenham a 4ª série como escolaridade mínima. Nossos alunos recebem conhecimentos de enfermagem, da assistência social, de legislação, de cidadania, da nutrição e ética profissional. O material didático é grátis e o curso é dividido em 2 fases, a 1ª fase é teórica e tem a duração de 1 mês e a 2ª é prática, nesta fase os alunos participam de 2 jornadas técnicas, 1 visita a um abrigo e em seguida o aluno é incluído em nosso programa de estágio.
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Recepcionista de Unidade Hospitalar
Este cursos qualifica o aluno para atuar nas recepções de clínicas médicas, hospitais, consultórios médicos e dentários, laboratórios de análises clinicas etc. Qualquer pessoa pode participar deste curso, embora o mercado de trabalho possa exigir que o profissional tenha ao menos o ensino fundamental completo. O programa do curso inclui: a unidade hospitalar, noções de postura corporal, linguagem, documentos da recepção, equipamentos e utensílios, tabela AMB, uso do arquivo, marcação de exames e consultas, internações, remoções e prática em preenchimento das guias de convênio. Este curso tem a duração de 1 mês e em seguida o aluno é incluído em nosso programa de estágio. A apostila é grátis e os alunos devem custear as despesas com as cópias das guias de convênio.
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Hemodiálise
Este curso é de especialização para profissionais de enfermagem, tem a duração de 6 meses, divididos em 3 módulos e cada módulo tem a duração de 2 meses. Ao final do curso o aluno pode ser incluído em nosso programa de estágio.
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Montagem, Manutenção e Configuração de Microcomputadores
Este curso tem como proposta qualificar o aluno para a instalação de componentes e periféricos; substituição de componentes; instalação de programas; manutenção do sistema; configuração etc. Após a qualificação neste curso o aluno está apto a prestar serviços a pessoas físicas e jurídicas, ou até mesmo, trabalhar em empresas dos mais diversos segmentos. Este curso é dividido em 2 fases, a 1ª fase é teórica e tem a duração de 3 mês e a 2ª é prática, nesta fase os alunos participam de atividades práticas sob a supervisão do instrutor.
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Solda Industrial
Este curso tem por objetivo qualificar o aluno para uma das profissões mais valorizadas nas industria de metalurgia, siderurgia e do petróleo. Um novo universo se abre para o profissional de solda, pois os salários pagos hoje a estes profissionais são da ordem de 3,5 a 8 mil reais. O INSTITUTO EVANDROBRASIL está com matrículas abertas para as turmas, cujas aulas terão início em Janeiro de 2012. 
Os cursos de solda são: Eletrodo Revestido, Oxiacetileno, Soldagem Elétrica, Solda MIG, Soldagem MAG. Estes cursos têm a duração de 3 meses e as turmas são formadas por apenas 10 alunos cada.
INSTITUTO EVANDROBRASIL está disponibilizando bolsas de estudo com descontos especiais que podem chegar a 50% em relação ao preço de tabela. Por esta razão as matrículas devem ser realizadas com antecedência.
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PROCESSO SELETIVO DA PETROBRAS – 350 CARGOS
Estão abertas as inscrições para o mais novo processo seletivo público da Petrobras, o segundo deste ano. O edital nº 01/2011 autoriza a oferta de 350 vagas, além de formação de cadastro de reserva para cargos dos níveis médio e superior. A remuneração mínima varia de R$ 2.170,84 a R$ 6.217,19, acrescida de uma série de benefícios, tais como auxílio-creche, auxílio-ensino, complementação educacional, assistência multidisciplinar de saúde, Plano de Previdência Complementar e participação nos lucros e/ou resultados.

 

CARGOS

Os portadores de diploma de nível superior em Engenharia Geológica, Geofísica ou Geologia poderão concorrer a uma das 76 vagas nacionais no cargo de geofísico júnior - geologia.
As demais vagas serão para candidatos com formação técnica de nível médio, nos cargos de técnico de contabilidade júnior, técnico de estabilidade júnior; técnico de exploração de petróleo júnior - geodésia; técnico de exploração de petróleo júnior - geologia; técnico de exploração de petróleo júnior - informática; técnico de logística de transporte júnior - operação; técnico de manutenção júnior - caldeiraria; técnico de perfuração e poços júnior; técnico de projetos, construção e montagem júnior - elétrica; técnico de projetos, construção e montagem júnior - estruturas navais; técnico de projetos, construção e montagem júnior - mecânica; técnico de suprimento de bens e serviços júnior - elétrica; técnico de telecomunicações júnior e técnico químico de petróleo júnior.
Para esses cargos, a distribuição das vagas foi disposta por pólo de trabalho e por localidades (Estados e cidades) e vale ressaltar que o interessado deverá possui a formação técnica na área específica a qual pretenda concorrer.
Em conformidade com a legislação disposta no edital, serão reservadas vagas para pessoas com deficiência nos cargos de técnico de contabilidade júnior (Bahia - 2 vagas), técnico de exploração de petróleo júnior - informática (Rio de Janeiro - 1 vaga). Além disso, das vagas que vierem a ser criadas nesses cargos, ao longo da vigência do processo, automaticamente será reservado o percentual de 5% para essas pessoas.

 

INSCRIÇÕES

Prosseguirão abertas até o dia 13 de dezembro de 2011, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, que é a organizadora deste processo seletivo. Os candidatos deverão verificar e imprimir a Confirmação de Inscrição no site da CESGRANRIO, a partir de 18 de janeiro de 2012.

 

TAXAS

Para os cargos de nível médio, o valor da inscrição é R$ 35,00, enquanto para o cargo de nível superior é R$ 50,00.

18 novembro, 2011

CONHEÇA COMO FUNCIONA O PROCESSO DE SOLDA INDUSTRIAL

SOLDA INDUSTRIAL
Soldagem por arco elétrico com gás de proteção, sigla em inglês GMAW (Gas Metal Arc Welding), mais conhecida como soldagem MIG/MAG (MIG – Metal Inert Gas e MAG – Metal Active Gas), trata-se de um processo de soldagem por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, eletrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão. O arco elétrico funde de forma contínua o arame à medida que é alimentado à poça de fusão. O metal de solda é protegido da atmosfera por um fluxo de gás, ou mistura de gases, inerte (MIG) ou ativo (MAG).

Neste processo de soldagem é utilizada a corrente contínua (CC) e geralmente o arame é utilizado no pólo positivo (polaridade reversa). A polaridade direta é raramente utilizada, pois proporciona uma menor taxa de transferência do metal fundido do arame de solda para a peça. As correntes mais comumente empregadas são de 50A até mais do que 600A, com tensões de soldagem de 15 a 32V. Um arco elétrico autocorrigido e estável é obtido com o uso de uma fonte de tensão constante e com um alimentador de arame de velocidade constante.

Atualmente, o processo MIG/MAG é aplicável à soldagem da maioria dos metais utilizados na indústria como os aços, o alumínio, aços inoxidáveis, cobre e vários outros. Peças com espessura acima de 0,76 mm podem ser soldados praticamente em todas as posições.



MIG – METAL INERT GÁS
É denominado MIG o processo de soldagem utilizando gás de proteção quando esta proteção utilizada for constituída de um gás inerte, ou seja, um gás normalmente monoatômico como Argônio ou Hélio, e que não tem nenhuma atividade física com a poça de fusão. Este processo foi inicialmente empregado na soldagem do alumínio e o termo MIG ainda é uma referência a este processo. Estes processos são geralmente utilizados com corrente elétrica continua.

MAG – METAL ACTIVE GÁS
Quando a proteção é feita com um gás dito ativo, ou seja, um gás que interage com a poça de fusão (normalmente CO²) o processo é denominado MAG.

O processo MAG apresenta várias vantagens em relação a outros processos de soldagem por arco elétrico em baixa ou alta produtividade como SMAW (Eletrodo Revestido), Soldagem por arco submerso (SAS/SAW) e TIG. 

O INSTITUTO EVANDROBRASIL está oferecendo uma grande oportunidade para você que gostaria de aprender esta profissão e ingressar no mercado de trabalho almejando salários que variam de 3,5 a 8 mil reais.


Para informações sobre este ou outro curso oferecido por nossa instituição ligue: (21) 4128-2253.




ÔMEGA 3
Omega 3 são compostos naturais, derivados de 3 ácidos graxos:


1- alfa linolênico;
2- eicosapentaenóico; e
3- docosahexaenóico.

Esses graxos exercem papéis importantes em várias funções biológicas do organismo humano. Os Omega-3 favorecem o fortalecimento do sistema imunológico, contribuem para a redução dos níveis de colesterol e regulam a fluidez do sangue.
Como o organismo não pode produzi-los, estes elementos precisam ser introduzidos na nossa alimentação ou fornecidos por suplementos nutricionais.


A dieta alimentar é a melhor fonte de ácidos omega-3. O óleo de alguns peixes de águas geladas, como sardinha, salmão, atum, cação, cavala, bacalhau e arenque, possui altas concentrações de Omega-3. O ácido alfa linolênico (um, entre os três, da família omega-3) pode ser encontrado na vagem, no feijão e na soja, sendo que, entre os vegetais, seu mais alto teor está na semente da linhaça. 
Uma cientista alemã, Johanna Budwig, em 1950, desenvolveu uma dieta rica em ácidos graxos essenciais Omega-3 que, segundo ela, combateria o câncer. Desde então, várias pesquisas, feitas em animais, revelaram que o óleo de certos peixes, rico em ácidos graxos Omega-3, inibe a formação de câncer. Entretanto, ainda não se pode afirmar que estes mesmos efeitos ocorram no organismo humano.
Alguns clínicos acreditam que os ácidos graxos Omega-3 possam proteger contra a propagação das células (metástases) de tumores sólidos relacionados à produção hormonal (especialmente de câncer de mama) e que inibam o crescimento de câncer de próstata, cólon e pâncreas.
Há os que afirmam que ácidos Omega-3 protegem contra doenças cardiovasculares, artrites e insuficiências renais. De acordo com alguns especialistas, baixos níveis de Omega-3 estariam, ainda, diretamente relacionados com a depressão.
Embora muitas pesquisas apontem para algumas propriedades anti-cancerígenas dos ácidos graxos Omega-3, há muito, ainda, a ser investigado sobre sua relação com o câncer e outras doenças em seres humanos. Alguns estudos, feitos no Harvard Medical Center, sugerem que um, entre os 3 ácidos graxos do composto Omega-3 tem a propriedade de inibir a recidiva (recorrência) de câncer de cólon.

Um estudo preliminar, publicado no Journal of the National Cancer Institute, afirma que, apesar das propriedades biológicas apresentadas pelos ácidos Omega-3, os resultados clínicos não comprovaram sua efetividade no combate ao câncer.
No entanto, pode-se verificar que os ácidos graxos Omega-3 aumentaram a sobrevida de pacientes com câncer subnutridos. Os Omega-3 podem reduzir a caquexia (perda excessiva de peso) e a desnutrição que, freqüentemente, ocorre nos últimos estágios de determinados tipos de câncer.
Em sociedades onde o consumo de peixe é elevado, como na Grécia ou no Japão, várias pesquisas apontam para uma relação entre a ingestão elevada de ácidos graxos Omega-3 e a baixa incidência de câncer de mama, bem como de índices menores de moléstias cardiovasculares. 
Entretanto, a simples inclusão de peixe na nossa dieta, nem sempre garante a presença de Omega-3. Ácidos graxos Omega-3, in natura (como são encontrados na natureza), deterioram-se em muito pouco tempo; razão pela qual, geralmente, são retirados do alimento no processo de industrialização, para aumentar seu prazo de validade. 
Quanto aos peixes não industrializados, podem estar contaminados com mercúrio ou outros agentes nocivos à saúde, se pescados em águas poluídas.
Por outro lado, alguns alimentos consumidos em larga escala, pela maior parte da população, já vêm sendo enriquecidos com ácidos graxos Omega-3.
Suplementos de Omega-3 podem ser encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais. Alguns nutricionistas recomendam suplementos de 1 a 2 gramas por dia e a ingestão diária de 1 a 2 colheres de chá de óleo de semente de linhaça. 

O ÔMEGA 3 E A OSTEOPOROSE

Pesquisadores da Universidade do Texas, Estados Unidos, concluíram que essa gordura, além dos benefícios ao cérebro e ao coração, tem ação inibidora da osteoporose, para felicidade dos apreciadores de peixes, frutos do mar, sementes de linhaça, dentre outros. Mulheres que se aproximam ou já passaram da menopausa, são as principais vítimas da doença que promove o esfarelamento da massa óssea, devido, a queda da produção de estrogênio, o hormônio feminino.
O ômega-3 tem células que produzem e depositam material ósseo, os osteoblastos, e células que reabsorvem o material velho, ososteoclastos. A Osteoporose, aumenta a atividade dos osteoclastos. Sem a reposição desse material, o desequilíbrio resultará em milhões de microburacos. Daí, uma topada pode ser motivo de fratura.

O ômega-3 consegue inibir a função desses
osteoclastos, ou seja, restaura o equilíbrio e, assim, breca o avanço da osteoporose.


15 novembro, 2011

CURSO CUIDADOR DE IDOSOS COM ESTÁGIO GARANTIDO E MATERIAL DIDÁTICO GRÁTIS

“O curso Cuidador de Idosos tem aproveitamento de cerca de 90% no mercado de trabalho.”

O INSTITUTO EVANDROBRASIL está com inscrições abertas para as ultimas turmas de Cuidador de Idosos do ano de 2011. São apenas duas turmas, cujas aulas do módulo teórico acontecerão na primeira quinzena de dezembro. Serão disponibilizadas apenas 20 vagas, sendo 10 para cada uma das turmas.
O curso Cuidador de Idosos tem por objetivo capacitar pessoas na função de acompanhante, fornecendo conhecimentos na área da enfermagem da assistência social, de legislação e cidadania, os alunos ainda participam do Programa de Prevenção a Hipertensão e ao Diabetes, e, ao final do curso são encaminhados para estágio curricular.
Turma de Cuidador de Idosos do mês de outubro de 2011
O curso é dividido em três módulos sendo o primeiro módulo teórico; o segundo módulo prático; e o terceiro módulo voltado para o estágio curricular. A carga-horária global do curso varia entre 180 e 220 horas. Ao final do curso os alunos participam de cerimônia de formatura e aqueles que têm os melhores desempenhos são encaminhados ao mercado de trabalho por meio de uma parceria do Instituto com a ABRP (Agência Brasileira de Recolocação Profissional), com a Cooperativa Service Quality e com a Agência D’Almeida Care.
Desde o ano de 2005 o INSTITUTO EVANDROBRASIL já qualificou mais de 20 mil pessoas em diversas áreas e o curso Cuidador de Idosos tem aproveitamento de aproximadamente 90% por parte do mercado de trabalho em relação aos nossos alunos. 
Professor Evandro Brasil

“Alcançamos estes números graças a dedicação de todos os colaboradores de nossa equipe de trabalho. Quando iniciamos este curso no ano de 2005 não sabíamos que ele nos traria tantas alegrias. Hoje festejamos a cada aluno nosso que inserido no mercado de trabalho.” Afirma o presidente executivo da instituição, o professor Evandro Brasil.
Para participar deste ou qualquer outro curso oferecido pelo INSTITUTO EVANDROBRASIL o interessado deve comparecer na sede da instituição munido dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e 1 foto 3 x 4. No ato da matrícula o aluno deve pagar uma taxa de inscrição e adquirir a camiseta da escola, o material didático é grátis.
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O INSTITUTO EVANDROBRASIL fica na Rua Barão do Triunfo, 35, Centro, Duque de Caxias, RJ. Próximo a Estação de trem.
Mais informações Tel.: (21) 4128-2253.


DICAS CONTRA A HIPERTENSÃO
Valorize a máxima. Durante anos acreditou-se que os níveis da pressão mínima, ou seja, a diastólica eram os mais significativos para definir hipertensão. A máxima, ou pressão sistólica, não era muito enfatizada. Entretanto, o Instituto Americano de Coração, Pulmão e Sangue (NHGLBI) divulgou que a pressão sistólica é um sinal genérico confiável de hipertensão e, à medida que as pessoas envelhecem o melhor indicador. O NHGLBI emitiu uma recomendação as médicos sugerindo que, em adultos de meia idade e em idades mais avançadas, concentrem-se na pressão sistólica. As indicações mais recentes indicam que a pressão em qualquer idade seja mantida abaixo de 140/90 (130/85 em hipertensos com diabete) e o mais baixo possível em pacientes com insuficiência cardíaca e renal.

Fonte: Eric Nagourney, New York Times, publicado em Reader’s Digest Seleções, N.º 58, Out/2000, pagina 21.







HÉRNIA DE DISCO
“Grandes esforços, tensão, sedentarismo e obesidade estão entre os principais fatores de risco para a lesão e o deslocamento dos discos vertebrais, que na maioria dos casos provoca a hérnia.”

A coluna é mesmo o ponto fraco de nove entre dez trabalhadores brasileiros. Muitas das vezes, as dores obrigam o afastamento do profissional para uma temporada de cuidados intensivos, com direito a sessões de fisioterapia, analgésicos e instruções para ter uma boa postura.
O termo hérnia significa a saída de parte de um órgão ou tecido para além do espaço que deveria ocupar. É o que acontece quando um pedaço do intestino resolve estender-se até perto da virilha (hérnia inguinal) ou um pedacinho do estômago (hérnia de hiato). Seguindo a mesma idéia, a hérnia de disco corresponde a um deslocamento de parte do disco intervertebral, revestimento gelatinoso e acolchoado existente entre os ossos da coluna e que amortece impactos.
Na maioria dos casos, o problema surge devido a algum traumatismo que fissura o disco intervertebral, levando ao transbordamento da gelatina (o núcleo pulposo) ali guardada. Quando isso acontece, a porção sai do seu contingente natural invade o território das estruturas nervosas da coluna, comprimindo as raízes dos nervos e causando muita dor. 
O motivo pode ser um esforço provocado pelo levantamento de pesos, como o que faz a dona de casa ao carregar um botijão de gás.
Mas não é só a sobrecarga da coluna que leva à ruptura do disco. Repetições de esforços que estão acima da capacidade da coluna suportar incluem-se as principais causas da hérnia, especialmente em categorias profissionais como motoristas, estivadores, enfermeiros e dentistas, que trabalham em posição antiergonômica. O que isso significa? No caso do dentista, por exemplo, ao se debruçar sobre o paciente eles obrigam o corpo a se equilibrar de forma antinatural, forçando demais as vértebras.
Para se ter uma idéia, ficar em pé com o tronco numa inclinação de cerca de 20º submeteria o ultimo disco lombar a uma carga de aproximadamente 1.500 quilos por cm²! É mais ou menos o que acontece com quem se curva para retirar do carro uma caixa de dez litros de leite dobrando a coluna em vez de flexionar os joelhos e deixar o esforço para as pernas. Outro fator de risco é o esforço físico exagerado, comum, por exemplo, em quem pratica esportes violentos: rodeios, ralis de moto, asa-delta, hipismo...
Sem fazer nenhuma cerimônia quanto à idade – ataca até crianças e adolescentes -, a hérnia, no entanto, tem preferência por adultos, jovens e idosos. Acima dos 40 anos, as pessoas ficam mais vulneráveis, mesmo que não façam esforços excessivos. É que, com o avançar dos anos, reduz-se a elasticidade dos discos gelatinosos que separam as vértebras, diminuindo sua capacidade de atenuar pressões.

Uma das grandes vergonhas brasileiras, denunciadas internacionalmente, o trabalho infantil imprime problemas de coluna, entre outros estragos gravíssimos, a criança na faixa de 5 a 14 anos. Submetidas a jornadas diárias que beiram ou ultrapassam 12 horas, algumas em regime de semi-escravidão, trabalham debruçadas em bancadas fabricando sapatos, carregando feixes de cana ou sacos de laranja, razão de danos psicológicos e físicos.

A TENSÃO RETRAI OS MÚSCULOS
A hérnia de disco incide com mais freqüência na coluna lombar, mas podem também se apresentar em outras regiões como no pescoço, por exemplo. A região cervical é alvo do enrijecimento devido às tensões emocionais. Contraídos, os músculos não permite a boa oxigenação dos tecidos e da massa muscular, prejudicando a irrigação sanguínea, o que favorece o acúmulo de edemas (inchaços). Não há, portanto, combinação mais explosiva para a coluna do que a má postura, tensão, esforços demasiados e sedentarismo.
Na sua versão mais clássica, a hérnia de disco causa dor aguda na coluna lombar, que vai se irradiando pela perna até atingir o pé. Estudos indicam que essa dor também pode estar associada à liberação de substâncias irritantes durante a ruptura do disco intervertebral. As vezes, vem junto a sensação de formigamento e, em situações mais graves, ausência de força no membro. Neste caso, costuma percorrer o nervo ciático, que desce pela perna. Uma das conseqüências é a dificuldade de mover braços e pernas. Também não faltam casos em que a hérnia estoura sem dar nenhum aviso dolorido. Mesmo assintomática, não passaria despercebida em exames de tomografia e ressonância magnética, que avalia as irregularidades dos discos vertebrais e das raízes nervosas.

CIRURGIA. SÓ COMO ÚLTIMO RECURSO
O tratamento varia de acordo com a gravidade do caso. Vai desde sessões de fisioterapia, para acomodar a hérnia e diminuir as dores, até cirurgia. Os especialistas garantem que 80% a 90% dos casos são resolvidos com a combinação de repouso, fisioterapia, coletes ortopédicos, reeducação postural global (RPG), medicamentos (analgésicos, antiinflamatórios e corticosteróides) e acupuntura, uma das técnicas mais procuradas para aliviar a dor e fazer a “gelatina” retornar para o disco. Valem até massagens manipulativas (desde que feitas por especialistas conscientes dos limites do corpo). É o caso do “shiatsu” (massagem japonesa) e do “tuiná” (técnica chinesa), que relaxam a mente, a musculatura e aliviam as dores.

02 novembro, 2011

O PROCESSO DE CREMAÇÃO DE UM CORPO

Basicamente, os corpos são colocados em fornos e incinerados a temperaturas altíssimas, fazendo carne, ossos e cabelos evaporarem. Só algumas partículas inorgânicas, como os minerais que compõem o osso, resistem a esse calor para lá de intenso. São esses resíduos que compõem as cinzas, o pozinho que sobra como lembrança dos restos mortais de uma pessoa cremada. "No corpo humano, não existe nenhuma célula que tolere uma temperatura maior que 1 000 ºC. Um calor como esse é suficiente para derreter até metais", afirma o médico legista Carlos Coelho, do Instituto Médico Legal de São Paulo. Apesar da aparência de prática moderna, a cremação é uma tradição de quase 3 mil anos. "Para as religiões do Oriente, queimar o cadáver é uma prática consagrada. O fogo tem uma função purificadora, eliminando os defeitos da pessoa e libertando a alma", diz o perito criminal Ugo Frugoli. No mundo ocidental, por volta do século 10 a.C., os gregos já queimavam em fogo aberto corpos de soldados mortos na guerra e enviavam as cinza para sua terra natal. Apesar desse histórico, a cremação foi considerada ilegal em várias épocas, principalmente por motivos religiosos. Para os judeus, por exemplo, o corpo não pode ser destruído, pois a alma se separaria dele lentamente durante a decomposição. Já os espíritas pedem que o cadáver não seja incinerado antes de 72 horas - segundo eles, esse é o tempo necessário para a alma se desvincular do corpo. Entre os católicos, evangélicos e protestantes, não há restrições tão severas. No Brasil, a cremação é regulada pela Constituição. Quem quiser ter o cadáver reduzido a pó precisa deixar essa vontade devidamente registrada, com documento assinado por testemunhas e reconhecido em cartório. No fim de tudo, pode ser opção econômica para quem não tem onde cair morto. Enquanto um sepultamento simples custa pelo menos 200 reais, o serviço pago em um crematório público numa cidade como São Paulo, por exemplo, sai a partir de 105 reais


INCINERAÇÃO REDUZ UM CORPO DE 70 QUILOS A MENOS DE UM QUILO DE CINZAS
1. O processo de cremação começa quando a pessoa ainda está viva. Não se assuste — é que ela precisa registrar em cartório a vontade de ter seu corpo transformado em pó. Em relação a um sepultamento comum, as diferenças aparecem depois do velório, quando o caixão não é levado até a cova, mas para uma sala refrigerada. Em alguns crematórios, um elevador se abre no chão e desce com o corpo até o andar de baixo, onde ficam as geladeiras;

2. No subsolo funciona a chamada câmara fria. No crematório de São Paulo, por exemplo, o cômodo gelado é uma sala revestida de azulejos e com isolamento térmico, onde ficam prateleiras metálicas com capacidade para até 4 caixões. Os falecidos passam 24 horas no frio. Nesse período, a família ou a polícia podem requisitar o corpo de volta, no caso de mortes violentas como assassinatos;

3. Depois de um dia na geladeira, o cadáver entra em um forno com todas as roupas e ainda dentro do caixão — apenas as alças de metal são retiradas. Sustentado por uma bandeja que impede o contato direto com o fogo, o caixão é submetido a uma temperatura de 1 200 ºC. Esse calor faz a madeira do caixão e as células do corpo evaporarem ou volatilizarem, passando direto do estado sólido para o gasoso. O cadáver começa a sumir;

4. Depois de até duas horas no forno, apenas partículas inorgânicas como os óxidos de cálcio que formam os ossos resistem à onda de calor. Esses restos são colocados no chamado moinho, uma espécie de liquidificador que tritura os ossos com bolas de metal que chacoalham de um lado para o outro;

5. O moinho funciona por cerca de 25 minutos. Depois dessa etapa, as cinzas em pó são guardadas em urnas e entregues à família do morto. No final do processo, uma pessoa de 70 quilos fica reduzida a menos de um quilo de pó. Em uma cidade como São Paulo, uma cremação custa a partir de 105 reais, metade do preço de um enterro simples.

29 outubro, 2011

PROGRAMA DE SAÚDE PREVENTIVA

O INSTITUTO EVANDROBRASIL realizou neste sábado, dia 29 de outubro, mais um mutirão de saúde. Participam dos mutirões da saúde os alunos do curso Cuidador de Idosos e Recepcionista de Unidade Hospitalar, além instrutores e coordenadores da instituição. Essas atividades fazem parte da matriz curricular destes cursos, proporcionando ao aluno ao exercício prático por meio de jornadas técnicas. Os mutirões da saúde, são de fundamental importância para a realização do Programa de Prevenção da Hipertensão Arterial e Diabetes. Este programa é idealizado pelo departamento de saúde da ONG Promover Brasil, e coordenado pelo enfermeiro Luiz Carlos de Araujo Pereira.
Durante o mutirão realizado hoje, foram atendidas 134 pessoas, destes 46 foram encaminhados para os serviços de saúde do SUS para inclusão em programas de saúde em diversas áreas, as quais destacamos: hipertensão e hipotensão arterial; diabetes; pneumologia; anemia falsiforme; e psiquiatria.


No próximo sábado, os alunos do curso Cuidador de Idosos farão uma visita técnica ao abrigo Getsêmane, localizado em Capivari - região rural de Duque de Caxias. Na ocasião serão doadas fraldas geriátricas para os idosos abrigados no local.
Para ter mais informações sobre os nossos cursos, ligue para 4128-2253 e/ou compareça na sede do INSTITUTO EVANDROBRASIL 
Rua Barão do Triunfo, N.º 35, Centro, Duque de Caxias (Próximo a estação de trem e em frente a loja Sonho da Festa).


CUIDADO! O CRACK É UMA DROGA QUE MATA
O crack é preparado a partir da extração de uma substância alcaloide da planta Erythroxylon coca, encontrada na América Central e América do Sul. Chamada benzoilmetilecgonina, esse alcaloide é retirado das folhas da planta, dando origem a uma pasta: o sulfato de cocaína. Chamada, popularmente, de crack, tal droga é fumada em cachimbos.
Cerca de cinco vezes mais potente que a cocaína, sendo também relativamente mais barata e acessível que outras drogas, o crack tem sido cada vez mais utilizado, e não somente por pessoas de baixo poder aquisitivo, e carcerários, como há alguns anos. Ele está, hoje, presente em todas as classes sociais e em diversas cidades do país. Assustadoramente, cerca de 600.000 pessoas são dependentes, somente no Brasil.


Tal substância faz com que a dopamina, responsável por provocar sensações de prazer, euforia e excitação, permaneça por mais tempo no organismo. Outra faceta da dopamina é a capacidade de provocar sintomas paranoicos, quando se encontra em altas concentrações.



Perseguindo esse prazer, o indivíduo tende a utilizar a droga com maior frequência. Com o passar do tempo, o organismo vai ficando tolerante à substância, fazendo com que seja necessário o uso de quantidades maiores da droga para se obter os mesmos efeitos. Apesar dos efeitos paranoicos, que podem durar de horas a poucos dias e pode causar problemas irreparáveis, e dos riscos a que está sujeito; o viciado acredita que o prazer provocado pela droga compensa tudo isso. Em pouco tempo, ele virará seu escravo e fará de tudo para tê-la sempre em mãos. A relação dessas pessoas com o crime, por tal motivo, é muito maior do que em relação às outras drogas; e o comportamento violento é um traço típico.

Neurônios vão sendo destruídos, e a memória, concentração e autocontrole são nitidamente prejudicados. Cerca de 30% dos usuários perdem a vida em um prazo de cinco anos – ou pela droga em si ou em consequência de seu uso (suicídio, envolvimento em brigas, “prestação de contas” com traficantes, comportamento de risco em busca da droga – como prostituição, etc.). Quanto a este último exemplo, tal comportamento aumenta os riscos de se contrair AIDS e outras DSTs e, como o sistema imunológico dos dependentes se encontra cada vez mais debilitado, as consequências são preocupantes.
Superar o vício não é fácil e requer, além de ajuda profissional, muita força de vontade por parte da pessoa, e apoio da família. Há pacientes que ficam internados por muitos meses, mas conseguem se livrar dessa situação.

DIGA NÃO CRACK E A QUALQUER OUTRO TIPO DE DROGA


EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Educação ambiental é uma novidade da educação, já praticada em alguns países, foi proposta em 1.999 no Brasil, tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e sua preservação, utilização sustentável.
É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.
No Brasil, a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Mais do que um segmento da Educação, a Educação em sua complexidade e completude.
A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.Desde muito cedo na história humana para sobreviver em sociedade, todos os indivíduos precisavam conhecer seu ambiente. O início da civilização coincidiu com o uso do fogo e outros instrumentos para modificar o ambiente, devido aos avanços tecnológicos, esquecemos que nossa dependência da natureza continua.
"A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação."
"A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Art. 1o da Lei no 9.795 de abril de 1999
"Processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política."
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - sugerem que o tema meio ambiente seja de cunho transversal.
Os problemas causados pelo aquecimento global obrigaram o mundo a refletir sobre a necessidade de impulsionar a educação ambiental. O cenário é muito preocupante e deve ser levado a sério, pois as consequências vão atingir a todos, sem distinção.
Trata-se de processo pedagógico participativo permanente para incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, estendendo à sociedade a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
Aquele que prática a educação ambiental no âmbito de ensino, é conhecido como Educador ambiental e não necessariamente trata-se de um professor. Qualquer indivíduo da sociedade pode-se tornar um educador ambiental desde que tenha seu trabalhado voltado aos temas ligados. Ver mais em Educador ambiental. No entanto, conforme preconizado pela Resolução CFBio nº 010/2003 é atribuído ao biólogo a expertise de atuar na área, uma vez que, tratando-se de uma atividade que envolve múltiplos conhecimentos e, tratando-se este de um profissional de abrangência e conhecimento ímpar, por mais que outras áreas atuem neste campo do conhecimento, cabe ao biólogo desenvolver de fato esta área do saber.

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASILA I Conferência das Nações Unidas para o meio ambiente e desenvolvimento (1972) marca um processo de criação de profissionais e pessoas pelo mundo com uma visão voltada as discussões do meio ambiente e seus afins, como sustentabilidade. A partir da Conferência de Estocolmo, a Educação ambiental se contextualiza.

27 outubro, 2011

CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM DIVERSAS ÁREAS COM DESCONTOS ESPECIAIS E MATERIAL DIDÁTICO GRÁTIS

INSTITUTO EVANDROBRASIL está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes em diversas áreas, são cursos livres de educação continuada amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O método de ensino adotado é o semipresencial, os alunos participam de uma aula por semana de duas horas de duração e dão continuidade aos seus estudos em casa, cumprindo atividades sob as orientações de nossos instrutores.
Os alunos que apresentam bom desempenho podem participar do nosso programa de estágio e/ou serem encaminhados para o mercado de trabalho por meio de parceria com a ABRP (Agência Brasileira de Recolocação Profissional), com a Agência D'almeida Care e com  Cooperativa Service Quality.
Os cursos disponíveis atualmente são:
Cuidador de Idosos
Mutirão de saúde preventiva é uma das
atividadesdas jornadas técnicas.
Profissão recém regulamentada, este cursos qualifica o aluno a cuidar de pessoas com idades igual ou superior a 60 anos. Segundo o Ministério do Trabalho podem participar deste curso, pessoas que tenham a 4ª série como escolaridade mínima. Nossos alunos recebem conhecimentos de enfermagem, da assistência social, de legislação, de cidadania, da nutrição e ética profissional. O material didático é grátis e o curso é dividido em 2 fases, a 1ª fase é teórica e tem a duração de 1 mês e a 2ª é prática, nesta fase os alunos participam de 2 jornadas técnicas, 1 visita a um abrigo e em seguida o aluno é incluído em nosso programa de estágio.
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Recepcionista de Unidade Hospitalar
Este cursos qualifica o aluno para atuar nas recepções de clínicas médicas, hospitais, consultórios médicos e dentários, laboratórios de análises clinicas etc. Qualquer pessoa pode participar deste curso, embora o mercado de trabalho possa exigir que o profissional tenha ao menos o ensino fundamental completo. O programa do curso inclui: a unidade hospitalar, noções de postura corporal, linguagem, documentos da recepção, equipamentos e utensílios, tabela AMB, uso do arquivo, marcação de exames e consultas, internações, remoções e prática em preenchimento das guias de convênio. Este curso tem a duração de 1 mês e em seguida o aluno é incluído em nosso programa de estágio. A apostila é grátis e os alunos devem custear as despesas com as cópias das guias de convênio.
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Hemodiálise
Este curso é de especialização para profissionais de enfermagem, tem a duração de 6 meses, divididos em 3 módulos e cada módulo tem a duração de 2 meses. Ao final do curso o aluno pode ser incluído em nosso programa de estágio.
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Montagem, Manutenção e Configuração de Microcomputadores
Este curso tem como proposta qualificar o aluno para a instalação de componentes e periféricos; substituição de componentes; instalação de programas; manutenção do sistema; configuração etc. Após a qualificação neste curso o aluno está apto a prestar serviços a pessoas físicas e jurídicas, ou até mesmo, trabalhar em empresas dos mais diversos segmentos. Este curso é dividido em 2 fases, a 1ª fase é teórica e tem a duração de 3 mês e a 2ª é prática, nesta fase os alunos participam de atividades práticas sob a supervisão do instrutor.
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Eletricista Predial
O aluno qualificado em eletricidade instalador predial possui inúmeras opções de trabalho, destacamos ainda que o crescimento do mercado da construção civil, faz surgir oportunidades em construtoras, nas instalações elétricas dos novos empreendimentos, na manutenção elétrica dos condomínios recém construídos e entregue aos mutuários, nas empresas de manutenção elétrica, em prestadoras de serviços da Light ou Ampla, como autônomo ou empreendedor individual etc.
Este curso tem a duração de 6 meses e é dividido em 3 módulos, cada módulo tem a duração de 2 meses, sendo um módulo específico de elétrica, outro módulo de segurança NR10 e o terceiro e ultimo módulo prático.

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Para garantir uma vaga para qualquer dos cursos acima a pessoa interessada deve comparecer ao INSTITUTO EVANDROBRASIL, que fica na Rua Barão do Triunfo, N.º 35, Centro, Duque de Caxias (próximo a Estação de Trem e em frente a loja Sonho da Festa).
Mais informações podem ser obtidas através do telefone: 4128-2253.


PEDICULOSE
A pediculose da cabeça é uma doença parasitária, causada pelo Pediculus humanus var. capitis, vulgarmente chamado de piolho da cabeça. Atinge todas as classes sociais, afetando principalmente crianças em idade escolar e mulheres.


É transmitida pelo contato direto interpessoal ou pelo uso de objetos como bonés, gorros, escovas de cabelo ou pentes de pessoas contaminadas.
A doença tem como característica principal a coceira intensa no couro cabeludo, principalmente na parte de trás da cabeça e que pode atingir também o pescoço e a região superior do tronco, onde se observam pontos avermelhados semelhantes a picadas de mosquitos.
Com a coçadura das lesões pode ocorrer a infecção secundária por bactérias, levando, inclusive, ao surgimento de glânglios no pescoço.
Geralmente a doença é causada por poucos parasitas, o que torna difícil encontrá-los, mas em alguns casos, principalmente em pessoas com maus hábitos higiênicos, a infestação ocorre em grande quantidade.
Outra característica da pediculose é a presença das lêndeas, que são os ovos do parasita, depositados pelas fêmeas nos fios de cabelo. Tem coloração esbranquiçada e ficam grudados nos fios a cerca de 1cm do couro cabeludo.
O tratamento da pediculose da cabeça consiste na aplicação local de medicamentos específicos para o extermínio dos parasitas sob a forma de shampoos ou loções. Existe também um tratamento em comprimidos, cuja dose varia de acordo com o peso da pessoa acometida. Ambos os tratamentos devem ser repetidos após 7 dias. Em casos de difícil tratamento, os melhores resultados são obtidos com a associação dos tratamentos oral e local.
A lavagem da cabeça e utilização de pente fino são importantes para a retirada dos piolhos e lêndeas, que devem ser removidas em sua totalidade, já que os medicamentos muitas vezes não eliminam os ovos. Se as lêndeas não forem retiradas, darão origem a novos piolhos.
Para facilitar a remoção das lêndeas, pode ser usada uma mistura de vinagre e água em partes iguais, embebendo os cabelos por meia hora antes de proceder a retirada com a passagem do pente fino ou manualmente, uma a uma.
Em crianças que frequentemente aparecem com piolhos, recomenda-se manter os cabelos curtos e examinar a cabeça em busca de parasitas, usando o pente fino sempre que chegarem da escola, que é, geralmente, o principal foco de infecção.
As meninas de cabelos compridos devem ir à escola com os cabelos presos. Orientar as crianças para não compartilhar objetos de uso pessoal como pentes, escovas de cabelo, bonés, gorros, bandanas, arcos, etc .
A escola deve ser comunicada quando a criança apresentar a doença para que os outros pais verifiquem a cabeça de seus filhos, de modo que todos sejam tratados ao mesmo tempo, interrompendo assim o ciclo de recontaminação.
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BIOSEGURANÇA EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Ambientes laboratoriais e clínicas geralmente são locais que podem expor as 

pessoas que nele trabalham ou circulam, a riscos de várias origens. Os riscos de agravo à 
saúde (ex. radiação, calor, frio, substâncias químicas, estresse, agentes infecciosos, 
ergonômicos etc.) podem ser variados e cumulativos. Por suas características, encontram-se nos serviços de saúde exemplos de todos  os tipos de risco, agravados por problemas 
administrativos e financeiros (ex. falta de manutenção de equipamentos) e alguns 
decorrentes de falhas na adaptação de estruturas antigas a aparelhos de última geração. 
Quando o enfoque é o da biossegurança, além dos cuidados normais de boas 
práticas de laboratório, são necessários procedimentos específicos para minimizar os riscos 
de acidentes pessoais e de contaminação ambiental. 
A biossegurança é um processo funcional e operacional de fundamental importância em serviços de saúde. Aborda medidas de Controle de Infecção para proteção da equipe de assistência e usuários em saúde, e tem um papel fundamental na promoção da consciência sanitária na comunidade onde atua. É importante para a preservação do meio ambiente, orientando a manipulação e o descarte de resíduos químicos, tóxicos e infectantes, tendo como principal objetivo a redução geral de riscos à saúde e acidentes ocupacionais.
Os princípios e boas práticas de laboratórios serão discutidos com o objetivo de 
delinear todos os possíveis acidentes e contaminações que podem ocorrer em ambientes 
clínicos e laboratoriais. 
De forma a qualificar o profissional de saude, de segurança do trabalho e ambiental para os desafios e padronização de condutas e normas para o funcionamento de indústrias, laboratórios e clínicas o INSTITUTO EVANDROBRASIL está disponibilizando bolsas de estudos parciais para o curso de Biosegurança, com carga-horária de 40 horas no sistema semipresencial. O aluno participa de 1 aula por semana de 2 horas de duração cada. As vagas são limitadas e o curso têm a duração de 3 meses. 
Mais informações através do telefone 4128-2253.
O INSTITUTO EVANDROBRASIL fica na Rua Barão do Triunfo, N.º 35, Centro, Duque de Caxias, RJ (próximo a estação de trem e em frente a loja Sonho da Festa)

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