Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA COMO FUNCIONA O PROCESSO DE SOLDA INDUSTRIAL

SOLDA INDUSTRIAL
Soldagem por arco elétrico com gás de proteção, sigla em inglês GMAW (Gas Metal Arc Welding), mais conhecida como soldagem MIG/MAG (MIG – Metal Inert Gas e MAG – Metal Active Gas), trata-se de um processo de soldagem por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, eletrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão. O arco elétrico funde de forma contínua o arame à medida que é alimentado à poça de fusão. O metal de solda é protegido da atmosfera por um fluxo de gás, ou mistura de gases, inerte (MIG) ou ativo (MAG).

Neste processo de soldagem é utilizada a corrente contínua (CC) e geralmente o arame é utilizado no pólo positivo (polaridade reversa). A polaridade direta é raramente utilizada, pois proporciona uma menor taxa de transferência do metal fundido do arame de solda para a peça. As correntes mais comumente empregadas são de 50A até mais do que 600A, com tensões de soldagem de 15 a 32V. Um arco elétrico autocorrigido e estável é obtido com o uso de uma fonte de tensão constante e com um alimentador de arame de velocidade constante.

Atualmente, o processo MIG/MAG é aplicável à soldagem da maioria dos metais utilizados na indústria como os aços, o alumínio, aços inoxidáveis, cobre e vários outros. Peças com espessura acima de 0,76 mm podem ser soldados praticamente em todas as posições.



MIG – METAL INERT GÁS
É denominado MIG o processo de soldagem utilizando gás de proteção quando esta proteção utilizada for constituída de um gás inerte, ou seja, um gás normalmente monoatômico como Argônio ou Hélio, e que não tem nenhuma atividade física com a poça de fusão. Este processo foi inicialmente empregado na soldagem do alumínio e o termo MIG ainda é uma referência a este processo. Estes processos são geralmente utilizados com corrente elétrica continua.

MAG – METAL ACTIVE GÁS
Quando a proteção é feita com um gás dito ativo, ou seja, um gás que interage com a poça de fusão (normalmente CO²) o processo é denominado MAG.

O processo MAG apresenta várias vantagens em relação a outros processos de soldagem por arco elétrico em baixa ou alta produtividade como SMAW (Eletrodo Revestido), Soldagem por arco submerso (SAS/SAW) e TIG. 

O INSTITUTO EVANDROBRASIL está oferecendo uma grande oportunidade para você que gostaria de aprender esta profissão e ingressar no mercado de trabalho almejando salários que variam de 3,5 a 8 mil reais.


Para informações sobre este ou outro curso oferecido por nossa instituição ligue: (21) 4128-2253.




ÔMEGA 3
Omega 3 são compostos naturais, derivados de 3 ácidos graxos:


1- alfa linolênico;
2- eicosapentaenóico; e
3- docosahexaenóico.

Esses graxos exercem papéis importantes em várias funções biológicas do organismo humano. Os Omega-3 favorecem o fortalecimento do sistema imunológico, contribuem para a redução dos níveis de colesterol e regulam a fluidez do sangue.
Como o organismo não pode produzi-los, estes elementos precisam ser introduzidos na nossa alimentação ou fornecidos por suplementos nutricionais.


A dieta alimentar é a melhor fonte de ácidos omega-3. O óleo de alguns peixes de águas geladas, como sardinha, salmão, atum, cação, cavala, bacalhau e arenque, possui altas concentrações de Omega-3. O ácido alfa linolênico (um, entre os três, da família omega-3) pode ser encontrado na vagem, no feijão e na soja, sendo que, entre os vegetais, seu mais alto teor está na semente da linhaça. 
Uma cientista alemã, Johanna Budwig, em 1950, desenvolveu uma dieta rica em ácidos graxos essenciais Omega-3 que, segundo ela, combateria o câncer. Desde então, várias pesquisas, feitas em animais, revelaram que o óleo de certos peixes, rico em ácidos graxos Omega-3, inibe a formação de câncer. Entretanto, ainda não se pode afirmar que estes mesmos efeitos ocorram no organismo humano.
Alguns clínicos acreditam que os ácidos graxos Omega-3 possam proteger contra a propagação das células (metástases) de tumores sólidos relacionados à produção hormonal (especialmente de câncer de mama) e que inibam o crescimento de câncer de próstata, cólon e pâncreas.
Há os que afirmam que ácidos Omega-3 protegem contra doenças cardiovasculares, artrites e insuficiências renais. De acordo com alguns especialistas, baixos níveis de Omega-3 estariam, ainda, diretamente relacionados com a depressão.
Embora muitas pesquisas apontem para algumas propriedades anti-cancerígenas dos ácidos graxos Omega-3, há muito, ainda, a ser investigado sobre sua relação com o câncer e outras doenças em seres humanos. Alguns estudos, feitos no Harvard Medical Center, sugerem que um, entre os 3 ácidos graxos do composto Omega-3 tem a propriedade de inibir a recidiva (recorrência) de câncer de cólon.

Um estudo preliminar, publicado no Journal of the National Cancer Institute, afirma que, apesar das propriedades biológicas apresentadas pelos ácidos Omega-3, os resultados clínicos não comprovaram sua efetividade no combate ao câncer.
No entanto, pode-se verificar que os ácidos graxos Omega-3 aumentaram a sobrevida de pacientes com câncer subnutridos. Os Omega-3 podem reduzir a caquexia (perda excessiva de peso) e a desnutrição que, freqüentemente, ocorre nos últimos estágios de determinados tipos de câncer.
Em sociedades onde o consumo de peixe é elevado, como na Grécia ou no Japão, várias pesquisas apontam para uma relação entre a ingestão elevada de ácidos graxos Omega-3 e a baixa incidência de câncer de mama, bem como de índices menores de moléstias cardiovasculares. 
Entretanto, a simples inclusão de peixe na nossa dieta, nem sempre garante a presença de Omega-3. Ácidos graxos Omega-3, in natura (como são encontrados na natureza), deterioram-se em muito pouco tempo; razão pela qual, geralmente, são retirados do alimento no processo de industrialização, para aumentar seu prazo de validade. 
Quanto aos peixes não industrializados, podem estar contaminados com mercúrio ou outros agentes nocivos à saúde, se pescados em águas poluídas.
Por outro lado, alguns alimentos consumidos em larga escala, pela maior parte da população, já vêm sendo enriquecidos com ácidos graxos Omega-3.
Suplementos de Omega-3 podem ser encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais. Alguns nutricionistas recomendam suplementos de 1 a 2 gramas por dia e a ingestão diária de 1 a 2 colheres de chá de óleo de semente de linhaça. 

O ÔMEGA 3 E A OSTEOPOROSE

Pesquisadores da Universidade do Texas, Estados Unidos, concluíram que essa gordura, além dos benefícios ao cérebro e ao coração, tem ação inibidora da osteoporose, para felicidade dos apreciadores de peixes, frutos do mar, sementes de linhaça, dentre outros. Mulheres que se aproximam ou já passaram da menopausa, são as principais vítimas da doença que promove o esfarelamento da massa óssea, devido, a queda da produção de estrogênio, o hormônio feminino.
O ômega-3 tem células que produzem e depositam material ósseo, os osteoblastos, e células que reabsorvem o material velho, ososteoclastos. A Osteoporose, aumenta a atividade dos osteoclastos. Sem a reposição desse material, o desequilíbrio resultará em milhões de microburacos. Daí, uma topada pode ser motivo de fratura.

O ômega-3 consegue inibir a função desses
osteoclastos, ou seja, restaura o equilíbrio e, assim, breca o avanço da osteoporose.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TANATOPRAXIA - TEORIA E PRÁTICA

O INSTITUTO EVANDRO BRASIL esta com as inscrições abertas para o curso intensivo em Tanatopraxia. Este curso é teórico e prático e as vagas são limitadas. O curso Tanatopraxia - teoria e prática vai acontecer em 02 (dois) dias, sendo o sábado, 04 de maio no horário das 8 as 18h, as aulas teóricas e no domingo, 05 de maio das 8 as 18h as aulas práticas. Os ,alunos também poderão optar por cumprir estágio curricular com carga horária de 60h. A carga horária global do curso é de 34 a 94 horas. As aulas são ministradas por profissionais altamente qualificados e experimentados no mercado de trabalho. Ementa: Este curso pretende fornecer ao aluno conhecimento sobre as técnicas da tanatopraxia, no campo teórico, na prática, no entendimento da  evolução da relação do homem com a morte de seus entes queridos, como também, a habilidade para lhe dar com a anatomia e com a fisiologia humana, a utilização de equipamentos e instrumentos destinados a dissecação ou reconstituição do cadáve

MECANICO EM REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO

O PROFISSIONAL DE REFRIGERAÇÃO  executa e acompanha projetos de condicionamento de ar, calefação, ventilação, refrigeração, regulagem de temperatura e secagem.  Este profissional é responsável pela instalação de aparelhos e equipamentos de regulagem de temperatura e ar condicionado. Executa e supervisiona a manutenção de equipamentos de refrigeração e congelamento nos frigoríficos, indústrias de produtos alimentícios e de laticínios. Auxilia a inspeciona e execução de obras e serviços técnicos. CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL Indústrias, estabelecimentos comerciais e residenciais, oficinas de refrigeração e climatização residencial, comercial e industrial. O CURSO DE MANUTENÇÃO TÉCNICA DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO O INSTITUTO EVANDRO BRASIL está com as inscrições abertas para o curso de Refrigeração, no total estão sendo disponibilizadas 20 vagas. O curso tem a duração de 4 meses, e os alunos participam de aulas teóricas, simulações em aulas práticas e estágio curricula

ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL E SUAS ATRIBUIÇÕES

Os eletricistas instaladores prediais aptos ao exercício da profissão, devem adquirir conceitos não somente das instalações elétricas como também de periféricos e legislação. O mercado de trabalho, com o crescimento acelerado das atividades da construção civil, somados às das plataformas petrolíferas e refinarias, apresenta um universo de oportunidades de novas frentes de trabalho todos os dias. Suas competências: * Interpretam diagramas elétricos unifilares;  * Possuem pleno conhecimento das normas técnicas relacionadas às instalações elétricas industriais;  * Dominam técnicas e normas de segurança relativas a eletricidade (NR 10, NR33...);  * Conhecem especificações de cabos e fios para instalações elétricas de baixa tensão;  * Conhecem elementos dos circuitos elétricos industriais; * Conhecem circuitos industriais elementares de alimentação, acionamento e comando; * Conhecem as técnicas de instalação dos diversos componentes de circuitos elétricos industriais; * Conhece