Pular para o conteúdo principal

Curso Técnico em Eletrotécnico

O curso Técnico em Eletrotécnica do INSTITUTO EVANDROBRASIL oferece ao aluno a formação técnica, conferindo aos mesmos, competências para atuar em iniciativas em que a base técnico-científica seja na eletroeletrônica ou em áreas como: eletrônica, refrigeração, automação etc. O técnico tem fundamental importância na execução, supervisão e implantação de projetos, já que a ele é conferida toda a formação com ênfase na operacionalidade, conciliando o conhecimento teórico ao exercício prático.


Mercado de Trabalho
De uma maneira geral, o sistema elétrico e o sistema de suprimento e utilização de energia elétrica, pode ser dividido em quatro grandes blocos: Geração, Transmissão, Distribuição e Utilização.

GERAÇÃO: Esta área é responsável pela produção de energia elétrica. Produzir energia elétrica, é na verdade transformar outra forma de energia em energia elétrica. Assim as hidroelétricas transformam a energia potencial e cinética da água. As termelétricas transformam a energia térmica. O calor oriunda da fissão nuclear também é utilizado para gerar energia elétrica nas usinas nucleares.

TRANSMISSÃO: Esta se incumbe do transporte de grandes blocos de energia por grandes distâncias até próximo ao centros consumidores. Tal transporte só é viável com a utilização de tensões muito elevadas entre 138.000 e 550.000 Volts, ou até maiores, o que implica no uso de torres muito grandes que ocupam muito espaço e são de custo elevado.

DISTRIBUIÇÃO: Esta área é responsável por transportar a energia elétrica pelas ruas da cidade até o destino final, os consumidores. Tal transporte só é possível com utilização de tensões menores. Normalmente 13.800 Volts, cujas estruturas são montadas em postes não necessitando de torres robustas ocupando consequentemente menos espaço.

Essas três áreas historicamente foram dominadas por estatais, não por questões ideológicas, mas por absoluta necessidade de investimentos maciços no setor estratégico da energia. Isto levou à construção de grandes hidroelétricas, cuja  maior é a de Itaipú, contribuindo por muitos anos para a matriz energética estável baseada em hidroelétricas que é uma energia limpa, barata e renovável.

Desafortunadamente a febre das privatizações do final do século XX levou o Brasil a um equívoco histórico que foi a privatização do setor elétrico o que resultou em “apagões”, racionamento de energia e sobretudo em um aumento sem precedentes da tarifa de energia elétrica, transformando a energia em um insumo caro a tal ponto que a conservação de energia passou a ser critério indispensável para o uso final.

UTILIZAÇÃO: Finalmente esta área é a que chamamos de utilização constitui-se dos consumidores, classificados em quatro grandes grupos: Residencial, Comercial, Industrial e Poderes Públicos. O que em última análise constitui a sociedade como um todo, uma vez que todas as facilidades do mundo moderno só são possíveis face a presença benfazeja da energia elétrica.

Perfil do Técnico
O perfil profissional do técnico em eletrotécnico é muito amplo. Uma vez que este têm conhecimentos práticos que permite um diálogo com eletricistas e todo pessoal operacional; e por outro lado detêm conhecimentos teóricos que o habilita dialogar com a área de engenharia, oferecendo uma contribuição inestimável ao aprimoramento do processo produtivo.

Este perfil confere ao eletrotécnico uma grande potencialidade no sentido de desenvolver o conhecimento na dimensão da profundidade, do detalhe, da especialização; mas também faz do eletrotécnico o elemento fundamental na coordenação de equipes operacionais, planejamento de ações, e treinamento de pessoal.

Em cada um dos blocos do sistema elétrico à saber: Geração, Transmissão, Distribuição e Utilização; pode-se encontrar quatro tipos de atividades: Projeto, Construção, Operação e Manutenção.

O eletrotécnico tem ação marcante em cada uma dessas áreas e atividades.
Poderíamos citar com exemplos:
- Elaboração e detalhamento de projetos;
- Coordenação de equipes de manutenção de equipamentos e de sistemas elétricos industriais;
- Operação e manobra de sistemas como centros de operação de distribuição e plantas industriais;
- Manutenção preditiva, preventiva e corretiva de equipamentos bem como o planejamento de intervenções em sistemas como por exemplo as chamadas manutenção em “linha viva”;
- Ensaios em equipamentos e demais atividades em laboratório;
- Desenvolvimento de novos produtos;
- Buscar controle de qualidade nos trabalhos desenvolvidos na sua área de atuação.

Este curso conta com Estágio Curricular e Supervisionado.

Turmas novas com inicio em março de 2015, importante, as vagas são limitadas.Para garantir uma vaga em uma das nossas turmas o aluno deve entrar em contato com o INSTITUTO EVANDROBRASIL através da nossa Central de atendimento. Estão sendo colocadas duas opções para os alunos, sendo uma aula por semana aos sábados integral ou em 3 encontros por semana.
INSTITUTO EVANDROBRASIL
Rua Barão do Triunfo, 35, Centro
Duque de Caxias, RJ
Telefone
(21) 4128-2253, 3902-148


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TANATOPRAXIA - TEORIA E PRÁTICA

O INSTITUTO EVANDRO BRASIL esta com as inscrições abertas para o curso intensivo em Tanatopraxia. Este curso é teórico e prático e as vagas são limitadas. O curso Tanatopraxia - teoria e prática vai acontecer em 02 (dois) dias, sendo o sábado, 04 de maio no horário das 8 as 18h, as aulas teóricas e no domingo, 05 de maio das 8 as 18h as aulas práticas. Os ,alunos também poderão optar por cumprir estágio curricular com carga horária de 60h. A carga horária global do curso é de 34 a 94 horas. As aulas são ministradas por profissionais altamente qualificados e experimentados no mercado de trabalho. Ementa: Este curso pretende fornecer ao aluno conhecimento sobre as técnicas da tanatopraxia, no campo teórico, na prática, no entendimento da  evolução da relação do homem com a morte de seus entes queridos, como também, a habilidade para lhe dar com a anatomia e com a fisiologia humana, a utilização de equipamentos e instrumentos destinados a dissecação ou reconstituição do cadáve

Tanatopraxia: a evolução no processo de embalsamento

Resumo             A Tanatopraxia chegou ao Brasil no ano de 1994, inspirado por técnicas de tratamento de corpos de autoridades que recebiam especial atenção para seus longos velórios e sepultamentos. A civilização do Egito Antigo surpreende o mundo até os dias atuais com a tecnologia aplicada nos processos de mumificação, pois se acreditava que os faraós após a morte se tornariam deuses e viveriam a imortalidade. No decorrer da evolução da humanidade foram quebrando inúmeros tabus no que diz respeito ao tratamento a ser dado aos corpos dos defuntos. Eis que o embalsamento veio a substituir o processo de mumificação, e nos dias atuais, muitas técnicas ainda são discutidas, por exemplo destacamos as faculdades de medicina no Brasil que na conservação das peças anatômicas util izam o formoldeído ou a glicerização. Quanto a preparação dos corpos, para velórios e sepultamentos, a tanatopraxia e a tanatoestética hão de ocupar cada vez mais espaços de destaque e dominar mercados no

MECANICO EM REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO

O PROFISSIONAL DE REFRIGERAÇÃO  executa e acompanha projetos de condicionamento de ar, calefação, ventilação, refrigeração, regulagem de temperatura e secagem.  Este profissional é responsável pela instalação de aparelhos e equipamentos de regulagem de temperatura e ar condicionado. Executa e supervisiona a manutenção de equipamentos de refrigeração e congelamento nos frigoríficos, indústrias de produtos alimentícios e de laticínios. Auxilia a inspeciona e execução de obras e serviços técnicos. CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL Indústrias, estabelecimentos comerciais e residenciais, oficinas de refrigeração e climatização residencial, comercial e industrial. O CURSO DE MANUTENÇÃO TÉCNICA DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO O INSTITUTO EVANDRO BRASIL está com as inscrições abertas para o curso de Refrigeração, no total estão sendo disponibilizadas 20 vagas. O curso tem a duração de 4 meses, e os alunos participam de aulas teóricas, simulações em aulas práticas e estágio curricula