22 outubro, 2011

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM CONDIÇÕES ESPECIAIS E MATERIAL DIDÁTICO GRÁTIS

NOVAS TURMAS DE CUIDADOR DE IDOSOS
Na próxima semana o INSTITUTO EVANDROBRASIL estará iniciando novas turmas do curso Cuidador de Idosos, são oportunidades para turmas, de manhã, a tarde e a noite. O curso Cuidador de Idosos é dividido em dois módulos sendo um módulo teórico e o outro prático, após esta fase o aluno é incluso em nosso programa de estágio. O INSTITUTO EVANDROBRASIL mantém convênio com abrigos especializados nos cuidados à pessoa idosa.
Os cursos são ministrados por instrutores altamente qualificados e com vasta experiência no mercado de trabalho, os interessados podem ganhar descontos especiais e material didático grátis.
Para mais informações, ligue para 4128-2253 e/ou compareça em nossa sede, à Rua Barão do Triunfo, 35, Centro, Duque de Caxias (próximo a estação de trem e em frente a loja Sonho da Festa).


ENTENDA O FUNCIONAMENTO DO SEU MICROONDAS
O forno de microondas funciona transformando energia elétrica em energia térmica. Uma fonte elétrica emite ondas eletromagnéticas que aumentam a energia cinética das moléculas de água dos alimentos. Sabemos que a temperatura é um número que expressa o estado de agitação das partículas, logo, aumentando a vibração (ou estado de agitação) das moléculas, aumentamos a temperatura do corpo.
O Forno de microondas foi inventado pelo engenheiro Percy Lebaron Spencer e começou a ser utilizada em 1946.

O componente mais importante do forno de microondas é o magnetron, um equipamento que utiliza a vibração de elétrons para gerar um campo magnético. Vimos este fenômeno no estudo do dínamo, campo elétrico variável produz um campo magnético variável inverso.
As ondas eletromagnéticas atravessam vidro, cerâmica, plástico, papel e outras estruturas. Mas, as moléculas de água absorvem a energia dessas ondas na freqüência de 2450 MHz, gerando uma vibração na mesma freqüência gerada pelo magnetron. Estas ondas penetram até 5 cm na superfície dos alimentos, e o calor então é transmitido por condução.
O corpo humano é constituído em sua grande parte por água, então devemos lembrar alguns cuidados com o forno microondas. O mais importante é ter certeza que a radiação não está vazando, pois pode ser bem prejudicial. Apesar do aparelho ser blindado, ou seja, ele é projetado para que as ondas eletromagnéticas não atravessem suas paredes, é importante fazer alguns testes quando se tem a dúvida. Para isso coloque uma laranja na parte de cima do forno microondas quando for utilizá-lo, faça isso colocando a fruta próxima a porta também e deixe-a por um tempo. Se a fruta apresentar alterações (como por exemplo partes com aspecto queimado ou ferido) significa que seu forno microondas está vazando.

ENTENDA MELHOR O METABOLISMO
O metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado anabólico, que é a síntese, ou seja, a formação de compostos ou pode estar em catabolismo, onde há degradação, ou "quebra" de compostos. No emagrecimento, o organismo está em catabolismo. O organismo gasta uma quantidade de calorias simplesmente para manter suas funções vitais como o funcionamento cardiovascular e a respiração, por exemplo, mesmo quando se está em repouso. A esse valor damos o nome de taxa de metabolismo basal. 

Para identificar quantas calorias se gasta em um dia é necessário incluir alguns fatores como peso, idade, sexo e nível de atividade física. estes influenciam o gasto energético do organismo.
*** Fator peso: quem pesa mais possui necessidade calórica maior;
*** Fator idade: com o avanço da idade o metabolismo diminui;
*** Fator sexo: os homens possuem mais massa muscular e por isso o metabolismo é mais acelerado;
*** Fator atividade física: a atividade física aumenta o metabolismo.
Dessa maneira sabe-se que cada pessoa possui um gasto diferente e precisa de energia de forma diferente para se alcançar o objetivo necessário, seja ele emagrecimento, ganho de peso ou simplesmente manutenção do peso atual. O músculo também influencia o gasto energético, já que esse tecido é metabolicamente ativo e, quanto mais massa muscular está presente no corpo, maior será o gasto calórico.
Naturalmente, os homens possuem um gasto calórico maior do que as mulheres, já que eles apresentam uma maior quantidade de massa muscular e menor quantidade de gordura corpórea comparados às mulheres. Assim, cada indivíduo possui um determinado metabolismo. Mais lento ou mais acelerado.
Com o emagrecimento, há uma diminuição na ingestão energética e, com isso, após algum tempo o organismo se acostuma a essa restrição, requerendo menos energia para suas funções vitais e o metabolismo diminui, se adaptando a tal restrição. Esse é o chamado "Efeito Platô". Nestas situações, deve-se diminuir ainda mais as calorias consumidas e aumentar a atividade física para que o metabolismo faça com que haja um gasto calórico a mais e, assim, o corpo continue com a eliminação de peso. Outra alternativa é aumentar as calorias consumidas por um ou dois meses e em seguida diminuir novamente a ingestão calórica, para que o organismo não esteja adaptado à restrição calórica e ocorra o emagrecimento.

A SINDROME DE DAW

Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.
Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune, que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21.
A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.
Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo. É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 800 ou 1000 nascimentos.
Muitas das características comuns da síndrome de Down também estão presentes em pessoas com um padrão cromossômico normal. Elas incluem a prega palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas), olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros pequenos, tônus muscular pobre e língua protrusa. Os afetados pela síndrome de Down possuem maior risco de sofrer defeitos cardíacos congênitos, doença do refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireóide.
A síndrome de Down é um evento genético natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário