15 dezembro, 2016

Os idosos e suas complicações

O Idoso

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Todavia, para efeito de formulação de políticas públicas, esse limite mínimo pode variar segundo as condições de cada país. A própria OMS reconhece que, qualquer que seja o limite mínimo adotado, é importante considerar que a idade cronológica não é um marcador preciso para as alterações que acompanham o envelhecimento, podendo haver grandes variações quanto a condições de saúde, nível de participação na sociedade e nível de independência entre as pessoas idosas, em diferentes contextos.
O estudo do processo de envelhecimento é chamado gerontologia, enquanto o estudo das doenças que afetam as pessoas idosas é chamado geriatria. Existe em alguns países o Estatuto do Idoso, que "garante" direitos a essa população que já tem idade avançada.

Manifestações físicas

Os idosos tendem a apresentar capacidades regenerativas decrescentes, o que pode levar, por exemplo, à fragilidade, um processo de crescente vulnerabilidade, predisposição ao declínio funcional e, no estágio mais avançado, a morte. Ademais, mudanças físicas ou emocionais também podem comprometer a qualidade de vida dessas pessoas.
Além dos sinais mais visíveis do envelhecimento - rugas e manchas na pele, mudança da cor do cabelo para cinza ou branco ou, em alguns casos, alopécia - os idosos tendem à diminuição da capacidade visual e auditiva, diminuição dos reflexos, perda de habilidades e funções neurológicas , como raciocínio e memória, diminuídas. Ademais, podem desenvolver incontinência urinária e incontinência fecal, além de doenças tais como Alzheimer, demência com corpos de Lewy e Parkinson.

Demografia

No mundo inteiro, o número de pessoas com 65 anos de idade ou mais está crescendo mais rapidamente que antes. A maioria desse incremento acontece nos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, a porcentagem de pessoas de 65 anos ou mais aumentou de 4% em 1900 para cerca de 13% em 1998. Em 1990, somente cerca de 3 milhões de cidadãos atingiram 65 anos. Em 1998, o número de idosos aumentou para cerca de 34 milhões. Segundo Keith Wetzel, o número de idosos está crescendo no mundo porque também mais crianças atingem a idade adulta.


Expectativa de vida

Na maior parte do mundo, as mulheres vivem, em média, quatro anos a mais que os homens. No Brasil, de acordo com a OMS, a expectativa de vida é de 68 anos para os homens e 75 anos para as mulheres. Nos países pobres, como a Etiópia, por exemplo, a expectativa de vida em média, para ambos os sexos, é entre 60 e 65 anos.


No Brasil

A institucionalização da velhice aparece relacionada ao desenvolvimento de práticas institucionais de assistência à pobreza, ao longo do século XIX. No início do século XX, como resultado da eleição da velhice como objeto de práticas assistenciais, florescem as instituições filantrópicas, os chamados asilos. A imprensa da época destaca o drama da velhice desamparada - situação em que a pobreza seria dramaticamente agravada pela decadência e degeneração física e mental - e enaltece o papel dessas instituições. Ao mesmo tempo, ao falar dos asilados, os jornalistas já apontam para os efeitos da institucionalização. O ingresso no asilo é tratado como um rompimento dos laços sociais, já que o contato com o mundo externo passaria a ser mediado pela instituição. Ao isolar a velhice do mundo de fora, o asilo assume, portanto, as feições de uma instituição total. Simbolicamente, é representado como uma espécie de limbo, onde a velhice, por um lado é sacralizada, situando-se fora do tempo e do espaço; por outro lado, a velhice vista como degeneração, está colocada entre a vida e a morte. Assim, o surgimento do asilo significa dar à velhice um "lugar" - ou, nos termos de Marc Augé, um não lugar, ou, ainda, uma das heterotopias de Foucault. Assim, à velhice é afinal atribuído um determinado lugar no mundo administrado, ao mesmo tempo em que ela perde o seu lugar no mundo da vida.
Nos anos 1990, a velhice foi convertida em matéria de interesse público, sendo cada vez mais abordada pela mídia, verificando-se também um crescimento do número de geriatras e gerontólogos, entre outros especialistas, além de serviços voltados para essa faixa etária. A chamada terceira idade tornou-se uma espécie de moda, com a constituição de um mercado de consumo específico. 1999 foi declarado Ano Nacional do Idoso, o que parece marcar uma nova fase da história social da velhice no Brasil, verificando-se também mudanças nas formas de representação da velhice - agora ligada a um novo fato demográfico: o envelhecimento da população, considerado como objeto de políticas públicas. 
A legislação brasileira assegura certos direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, através do Estatuto do idoso. 


12 dezembro, 2016

Entenda a Reforma do Ensino Médio

O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional, no dia 22 de setembro, a Medida Provisória (MP) 746/2016 para reestruturação do ensino médio. A mudança chamou atenção e provocou discussões no país ao incluir a possibilidade de escolha de diferentes trilhas de formação tradicional e técnica, educação integral e autorizar a contratação de professores sem licenciatura, que apresentem notório conhecimento e saber.

As principais mudanças

- Promove alterações na estrutura do ensino médio, última etapa da educação básica, por meio da criação da Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.- Amplia a carga horária mínima anual do ensino médio, progressivamente, para 1.400 horas.- Determina que o ensino de língua portuguesa e matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio.- Restringe a obrigatoriedade do ensino da arte e da educação física à educação infantil e ao ensino fundamental, tornando as facultativas no ensino médio.- Torna obrigatório o ensino da língua inglesa a partir do sexto ano do ensino fundamental e nos currículos do ensino médio, facultando neste, o oferecimento de outros idiomas, preferencialmente o espanhol.- Permite que conteúdos cursados no ensino médio sejam aproveitados no ensino superior.- O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC e por itinerários formativos específicos definidos em cada sistema de ensino e com ênfase nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.- Dá autonomia aos sistemas de ensino para definir a organização das áreas de conhecimento, as competências, habilidades e expectativas de aprendizagem definidas na BNCC.

Ao publicar a MP, no entanto, ficou estabelecido que a questão será decidida pela Base Nacional Comum Curricular, que ainda não foi definida. Por enquanto, essas disciplinas continuam obrigatórias nos atuais currículos. A Base Nacional Comum Curricular é um documento que tem o objetivo de nortear e definir o conteúdo que os alunos deverão aprender a cada etapa de ensino. A base específica para o ensino médio começou a ser discutida em outubro passado, de acordo com o Ministério da Educação (MEC) e deverá ser finalizada até meados do ano 2018.

A partir de quando o ensino médio vai mudar?

As mudanças seriam implementadas somente a partir de 2018, de acordo com o texto da MP, no segundo ano letivo subsequente à data de publicação da Base Curricular, mas podendo ser antecipado para o primeiro ano, desde que com antecedência mínima de 180 dias entre a publicação da Base Nacional e o início do ano letivo. Ou seja, nada muda nos atuais currículos.
A expectativa é de que essas mudanças comecem a ser aplicadas a partir de 2017, de acordo com a capacidade de cada rede de ensino. A MP do Ensino Médio já recebeu mais de 560 propostas de mudanças no texto.
A reforma do ensino médio passou a ser priorizada pelo governo após o Brasil não ter conseguido, por dois anos consecutivos, cumprir as metas estabelecidas. De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino no país, o ensino médio é o que está em pior situação quando comparado às séries iniciais e finais da educação fundamental: a meta do ano era de 4,3, mas o índice ficou em 3,7.
Atualmente, o ensino médio tem oito milhões de alunos, número que inclui estudantes das escolas pública e privada.

O MEC vai repassar aos estados R$ 2 mil ao ano por aluno da educação integral pelo período de quatro anos. Rosseli Soares disse que esse é um recurso para fomentar a implementação da educação integral e a ideia é que, durante esse período, os estados se planejem para assumir as despesas.

Urgência

A secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, defendeu a urgência de uma reforma como justificativa para a edição de uma MP e ressaltou que a questão é discutida há anos. "A ideia de MP foi no sentido de coroar o processo de debate intenso que há muito se arrasta no Brasil". Ela destacou também a importância de aprimorar a MP com o debate no Congresso.
Maria Helena Guimarães disse que as disciplinas não foram excluídas e sim que a MP transferiu para a Base Nacional Comum Curricular - que stá atualmente em discussão - o que deverá ser ensinado nas escolas. De acordo com o MEC, não há sinalização que os conteúdos deixarão de fazer parte do ensino médio ou que serão retirados da Base, que definirá também as diretrizes da formação dos professores. Mais cedo, em coletiva de imprensa, Maria Helena ressaltou que a MP só será colocada em prática a partir de 2018, que isso só ocorrerá após a aprovação da Base

Temer discursa
Temer defende a reforma do ensino médio em discurso. Foto:Beto Barata / PR

06 dezembro, 2016

Curso de Formação de Cuidador de Idosos

Já estão abertas as inscrições para as turmas de janeiro do curso Cuidador de Idosos. Esse curso tem por objetivo formar o profissional qualificando-o para acompanhar, cuidar e defender os interesses e os direitos da pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.


Instituto Evandro Brasil tem como principal vocação a formação de profissionais comprometidos com a competência técnica e intelectual na atenção ao idoso. 

Em nossos cursos aliamos as aulas teóricas com as aulas práticas, utilizando material didático próprio, laboratório de informatica, laboratório de enfermagem bem equipado e equipamento áudio e visual.

Dentre o conteúdo de nossa matriz curricular, destacamos:
1. Etica;
2. Legislação;
3. Anatomia;
4. As teorias do envelhecimento e a mudança no corpo;
5. Violência sofrida por nossos idosos;
6. O cuidador e suas competências;
7. Organização para o trabalho;
8. Doenças que acometem os idosos;
9. Nutrição do idoso; e
10. Programa de saúde preventiva.

Depois de cumprida essa etapa encaminhamos os nossos alunos para estágio curricular em alguns abrigos  os quais mantemos convenio de cooperação técnica para este fim.

O curso de Formação de Cuidador de Idosos tem a duração de 3 meses, ao final do curso encaminhamos os alunos que obtém os melhores desempenhos são encaminhados ao mercado de trabalho por meio de parceria com agencia de empregos.

Para garantir uma vaga neste curso entre em contato com a nossa Central de Atendimento e compareça em nossa unidade a fim de formalizar a sua matricula no prazo dado pelo(a) atendente.

Próximas turmas:
Sábados, (tarde) das 13 as 15h, com inicio em 07/01/2017
Quartas-feiras, (manhã), das 10 as 12h, com inicio em 11/01/2017
Quartas-feiras, (tarde), das 13 as 15h, com inicio em 11/01/2017
Quartas-feiras, (noite), das 19 as 21h, com inicio em 11/01/2017

Mais informações, acesso www.inebonline.com.br

Telefone
(21) 2771-5879

INSTITUTO EVANDROBRASIL
Rua Barão do Triunfo, 35
Centro, Duque de Caxias, Rio de Janeiro
(próximo a estação de trem)



30 novembro, 2016

Matriculas abertas para o curso de Hemodiálise


Já estão abertas as inscrições para o curso de Hemodiálise. Este curso é destinado a qualificação profissional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Nossos alunos participam de aulas teóricas com apoio audio e visual, atividades complementares e visitas técnicas.
O curso de Hemodiálise tem a duração de seis meses, as aulas acontecem uma vez por semana em encontros com no minimo 2 horas de duração.
"Profissional de enfermagem com qualificação em Hemodiálise podem receber salários mais privilegiados."
Para garantir uma vaga neste curso o aluno deve comparecer a sede do Instituto Evandro Brasil em poder de seus documentos de identidade, CPF, comprovante de residencia e duas fotos 3 x 4.

Instituto Evandro Brasil
Rua Barão do Triunfo, 35
Centro, Duque de Caxias, RJ


27 novembro, 2016

Seja uma Cuidadora de Idosos de Sucesso


O Instituto Evandro Brasil esta com as inscrições abertas para as novas turmas do curso de Formação de Cuidador de Idosos. Neste curso nossos alunos alcançam a capacidade de cuidar de idosos e de pessoas acamadas, e ainda, aprendem conceitos da enfermagem, da assistência social, da segurança do trabalho, da nutrição e de legislação.

Nosso curso tem a duração de 3 meses e as aulas acontecem 1 vez por semana. As aulas são teóricas e práticas, nossos professores são altamente qualificados e utilizam equipamentos audio e visual, o que facilita o entendimento e o aprendizado do nosso aluno. Durante o curso o aluno também participe de um programa de saude preventiva e de estágio curricular.

As próximas turmas terão inicio na primeira semana do mes de janeiro de 2017, e o nosso Instituto esta oferecendo um desconto super especial as 30 primeiras pessoas que se matricularem reservando a sua vaga em nosso curso.

"Nós formamos os melhores profissionais e emitimos o certificado mais bem aceito do mercado de trabalho, venha conferir."

Instituto Evandro Brasil 
Rua Barão do Triunfo, 35, Centro, Duque de Caxias
(próximo a Estação de Trem)

25 novembro, 2016

As profissões do futuro


Investir em uma profissão só porque “está na moda” não é garantia de emprego certo, mas ficar de olho nas tendências, avaliando as oportunidades de mercado para direcionar a sua carreira, é fundamental para o seu sucesso profissional.
Confira as profissões do futuro e aumente suas chances de conseguir um bom emprego!
Profissões do Futuro
O portal Exame.com consultou especialistas em recrutamento com o objetivo de identificar as profissões que ganharão mais espaço nos próximos dez anos. A pesquisa “Carreiras do Futuro”, realizada pelo Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), da Fundação Instituto de Administração (FIA), também subsidiou o levantamento.
De acordo com a pesquisa, as profissões mais promissoras para os 10 próximos anos pertencem às seguintes áreas:
-Sustentabilidade
-Infraestrutura
-Saúde e Qualidade de Vida
-Recursos Humanos
-Marketing e Vendas
-Tecnologia da Informação (TI)
-Direito
Sustentabilidade
 -Gestor de Ecorrelações
Exige conhecimento técnico ambiental, de direito ambiental e facilidade em comunicação. Seu foco é o controle socioambiental e a qualidade de vida.
Formação recomendada: Graduação em Engenharia, Administração, Economia, ou Ecologia, com especializações em Marketing ou Biologia.
 -Gestor de Resíduos
Direcionamento correto para os resíduos e a transformação do lixo em fonte de renda e energia são suas principais funções.
Formação recomendada: Graduação em Engenharia Química, Engenharia Ambiental ou Biologia.
 -Engenheiro Ambiental
O aumento da demanda por estes profissionais é certo. A preocupação com o impacto ambiental de todos os segmentos é tendência crescente.
Formação recomendada: Graduação em Engenharia Ambiental.
Infraestrutura
-Gestor de Operações e Logística
Os crescentes investimentos em infraestrutura, como a construção de rodovias, portos e aeroportos, têm garantido novos espaços e ótimas perspectivas a estes profissionais.
Formação recomendada: Graduação em Engenharia, Administração, Economia ou Comércio Exterior.
 -Engenheiro Civil
Os investimentos em infraestrutura acompanham o crescimento do País. Profissionais ligados ao setor da construção continuarão com empregabilidade em alta.
Formação recomendada: Graduação em Engenharia Civil.
 -Engenheiro de Petróleo e Gás
Fontes de energia estão entre os recursos mais necessários ao desenvolvimento. O maior desafio destes profissionais é buscar técnicas mais eficientes de extração.
Formação recomendada: Graduação em Engenharia de Petróleo.
Saúde e Qualidade de Vida
-Engenheiro Hospitalar
Este profissional é responsável pelos equipamentos de alta precisão, treinamentos e relacionamento com fornecedores.
Formação recomendada: A Engenharia Hospitalar é um ramo da Engenharia Biomédica, um curso recente que já assumiu lugar de destaque na área.
 -Bioinformacionista
Considerado o novo profissional da área de Saúde, sua atividade profissional alia a genética ao desenvolvimento de medicamentos.
Formação recomendada: Graduação em Farmácia, Medicina, Biotecnologia. Formação em Medicina e especialização em Farmácia, ou graduação em Farmácia e pós em Medicina são as combinações sugeridas.
 -Técnico em Telemedicina
O Técnico em Telemedicina deve atuar nas áreas mais remotas do Brasil, permitindo o acesso dos pacientes a diagnósticos e tratamentos, mesmo estando distantes das equipes médicas.
Formação recomendada: profissão voltada a Engenheiros da Computação, Analistas de Sistemas e profissionais da Saúde.
-Conselheiro de Aposentadoria
A missão deste profissional é auxiliar no planejamento da aposentadoria, dos pontos de vista financeiro, ocupacional e de plano de saúde.
Formação recomendada: Requer conhecimentos em Administração, Contabilidade e Economia.
 -Gestor de Qualidade de Vida
O foco de sua atuação é a busca da melhoria da qualidade de vida em ambientes de trabalho, procurando garantir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores.
Formação recomendada: Este profissional geralmente tem formação em Saúde. O que conta pontos é a experiência no setor de Recursos Humanos.
Recursos Humanos
-Coordenador de desenvolvimento da força de trabalho
Alia conhecimentos em psicologia, administração e gestão de pessoas e atua com foco na educação continuada do quadro funcional de uma instituição.
Formação recomendada: Graduação em Psicologia, com especialização em Administração e ênfase em Gestão de Pessoas.
-Gestor de treinamento de varejo
É o profissional responsável pela padronização do atendimento ao cliente em redes de varejo e pelo treinamento dos funcionários que prestam este atendimento.
Formação recomendada: Graduação em Administração de empresas e Recursos Humanos.
Marketing e Vendas
 -Gestor de marketing para e-commerce
As vendas pela internet não param de crescer.  Este profissional deve garantir às empresas maior segurança nas transações comerciais e melhor posicionamento na Internet.
Formação recomendada: graduação em Marketing, Publicidade, Engenharia da Computação, Ciência da Computação ou Sistemas de Informação.
 -Gestor de inovação
A tendência é que a inovação deixe de estar ligada apenas ao desenvolvimento de novos produtos, e exerça papel fundamental na otimização de processos e redução de custos.
Formação recomendada: Marketing e especialização em Pesquisa de Mercado são as principais indicações dos especialistas.
Tecnologia
-Gestor de comunidade
É o profissional que gerencia o relacionamento com consumidores em redes sociais, acompanha o posicionamento da marca e da concorrência e identifica novas oportunidades no segmento.
Formação recomendada: graduação em Marketing, valorizando-se a formação em Plataformas Online.
 -Especialista em cloud computing
Cargo voltado a profissionais da área de Tecnologia da Informação, responsáveis pelo gerenciamento da armazenagem de dados em nuvem.
Formação recomendada: Tecnologia da Informação.
 -Gestor de Big Data
Esta função exige conhecimentos em estatística, tecnologia e matemática. O profissional deve analisar as informações recebidas pela empresa e direcioná-las aos departamentos competentes.
Formação recomendada: Tecnologia da Informação, Matemática e Estatística.
Direito
-Advogado societário
É o advogado especializado em operações de fusões e aquisições. Os melhores cursos nesta área são oferecidos na Inglaterra e Estados Unidos.
Formação recomendada: Direito.
 -Advogado tributário
É o advogado que atua com questões de legislação e carga tributária. Tem um papel cada vez mais estratégico nas organizações, especialmente no Brasil.
Formação recomendada: Direito, especialização em Direito Tributário, Economia, Ciências Contábeis.

fonte: outlook.com