27 junho, 2017

O professor Evandro Brasil nos fala um pouquinho sobre a Escola Preparatória de Cadetes do Ar

As inscrições para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), instituição de ensino médio da Força Aérea Brasileira (FAB), ocorrem normalmente entre os meses de maio e junho de cada ano.
Este ano foram abertas 180 vagas, sendo 160 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino. Para ser matriculado no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), o candidato precisa cumprir todas as exigências previstas nas Instruções Específicas, não possuir menos de 14 nem completar 19 anos de idade até 31 de dezembro do ano de sua prova e ter concluído na data da concentração final, em janeiro do ano seguinte, o ensino fundamental do Sistema Nacional de Ensino.
Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e fará jus à remuneração fixada em lei, de acordo com a sua graduação. Ao aluno são também assegurados alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.
O processo seletivo é composto de provas escritas (língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.
As provas escritas ocorrem normalmente no mes de julho. Os aprovados em todas as etapas e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na EPCAR, em Barbacena (MG), em janeiro do ano seguinte, para habilitação à matrícula no curso que tem duração de três anos e abrange instruções nos campos Geral e Militar.
Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno receberá o certificado de conclusão do Ensino Médio e do próprio CPCAR e poderá concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA). 

"É sem sobra de duvidas uma área de muito encanto e glamour, todo aluno da EPCAr é um potencial candidato a piloto da Força Aérea Brasileira, embora o caminho seja difícil e com muitos obstáculos. Afirma o professor Evandro Brasil.


Conheça um pouco mais a EPCAr

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar, mais conhecida como EPCAr é uma escola de ensino médio localizada em Minas Gerais, cidade de Barbacena. O aluno ingresso na EPCAr vai para estudar o Ensino Médio e por ser uma escola militar da aeronáutica, também vai para receber treinamento militar, como ordem unida, regulamento militar, doutrina, instrução com pistola/fuzil e exercícios de campanha.. Quanto ao ensino podemos afirmar que é um dos melhores do país.

"Além do objetivo de formação escolar, a EPCAr é uma instituição que visa formar os futuros cadetes-aviadores da Academia da Força Aérea. Essa formação complementar é de nível superior e fica localizada no interior de São Paulo, na cidade de Pirassununga."  Acrescenta o professor.

Na EPCAr o aluno segue em regime de internato, sendo liberado aos finais de semana, quando não estiver em escala de serviços internos na escola. Geralmente na escola na parte da manhã os alunos cumprem o calendário escolar regular, a tarde recebem instrução militar e treinamento físico e ao anoitecer tem o tempo livre, para complementar seus estudos ou atividades recreativas. Como em todas as escolas tradicionais os alunos tem direito a férias. São militares da ativa cuja patente lhe colocam em superioridade ao terceiro sargento, porém inferior ao segundo sargento. E, recebem um soldo de R$ 1014,00 (um mil e catorze reais).

Durante o terceiro ano os alunos da EPCAr fazem a seleção para a AFA (Academia da Força Aérea) por meio de exames médicos, psicotécnicos e aqueles que apresentarem aptidão ingressam diretamente na AFA sendo automaticamente promovidos a condição de cadetes-aviadores, iniciando então a formação para se tornarem Oficiais-Aviadores e pilotos da Força Aérea Brasileira.

O aluno não é obrigado a ingressar na AFA. Muitos terminam seus cursos e preferem retornar a vida civil ou em outras escolas de oficiais, como por exemplo a Escola Naval ou EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exercito). Os alunos EPCAr considerados inaptos a Academia da Força Aérea retornam a vida civil,mas ganham direito a vaga especial no vestibular do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica).


O Instituto Evandro Brasil através do CENTRO DE ESTUDOS DE ACESSO AS ESCOLAS MILITARES vem dando oportunidades a jovens com idades entre 13 e 18 anos de participar de um curso intensivo com duração de 10 meses que tem por objetivo levar os nossos alunos a aprovação no concurso de admissão. 

Alunos de escolas públicas tem condições especiais nesse projeto pré-militar.

Os interessados devem entrar em contato com a unidade do Ineb mais próxima de sua residencia a fim de viabilizar a sua inscrição. As matriculas são gratis e a documentação necessária são:
Cópia da identidade e do CPF do responsável; cópia da certidão de nascimento ou da identidade DETRAN do aluno, copia do comprovante de residencia e 1 foto 3 x 4.

Unidade Itaboraí
Av Prefeito Milton Rodrigues, 439/2º andar, Manilha, Itaboraí, RJ
Tel. 2635-0438

Unidade Duque de Caxias
Rua Barão do Triunfo, 35, Centro, Duque de Caxias, RJ
Tel. 2772-4691



Nenhum comentário:

Postar um comentário